Sobre Maria Luiza Sobre Maria Luiza
Sobre Maria Luiza Sobre Maria Luiza
Sobre Maria Luiza

Maria Luiza

Maria Luiza da Silva Oliveira nasceu em 1944 em uma fazenda na região do Gongomé, no município de Itaberaí, no Estado de Goiás. Filha de pequenos agricultores, desde cedo aprendeu sobre o uso de plantas medicinais com sua bisavó Flausina, que foi uma ex-escravizada vinda do Senegal; com seu avô Victorino, que era um homeopata prático; também em instruções de um livro que um mascate trouxera, e com sua tia Maria Alice, raizeira, benzedeira e grande conhecedora das plantas do cerrado.

Formou-se em pedagogia pela UFG e, após a aposentadoria, dedicou-se à Pastoral da Saúde da Cidade de Goiás, promovendo práticas integrativas de saúde e valorização dos saberes tradicionais.

Maria Luiza ampliou seus conhecimentos através de cursos de fitoterapia e boas práticas de manipulação. Militante das causas sociais e ambientais, atua na coordenação da Pastoral da Saúde da Diocese de Goiás, abrangendo comunidades urbanas e rurais, promovendo a saúde comunitária, a preservação do Cerrado e o empoderamento feminino. Continua ativa em grupos de estudos sobre fitoterapia e práticas de saúde natural, sendo uma referência em saberes ancestrais e medicinas tradicionais. 

Sobre Maria Luiza

Maria Luiza é

Natural de Gongomé, região rural de Itaberaí (GO), Maria Luiza se dedica há mais de 35 anos à disseminação de saberes tradicionais e da medicina natural, principalmente nas comunidades e assentamentos rurais do município de Goiás. Atua à frente da Casa do Agricultor e da Pastoral da Saúde. Na Casa do Agricultor ela oferece produtos fitoterápicos acessíveis à população. Sua contribuição foi reconhecida no 23º Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), onde foi a personalidade homenageada da edição.